segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ansiosa eu?

Mal começou a falar de começar um projeto novo em sua vida você já pensa que não vai dar certo. Não consegue dormir direito antes daquela prova, ou daquela apresentação no trabalho? Isso pode ser ansiedade, é comum se sentir ansioso é um sistema de defesa do nosso organismo para nos deixar em alerta, mas quando começa a atrapalhar ao invés de ajudar tá na hora de parar e pensar.

O que realmente é ansiedade?

Parente próximo do medo, a ansiedade é uma sensação ou sentimento de excessiva excitação do sistema nervoso central referente uma interpretação que estamos em uma situação de perigo.

Medo X Ansiedade

No medo acontece a mesma coisa que a ansiedade, surge em situações de perigo, mas o medo segundo especialistas, seria o medo de algo real, palpavél, já a ansiedade é um medo de algo subjetivo.

Sintomas

Taquicardia, dor de cabeça constante, tremores, sudorese, claro que varia de pessoa para pessoa, mas geralemente os sintomas são os mesmos.

Porque acontece?

Surge a partir do momento que você se encontra em uma zona inconfortavél, stress, perda recentes, diversas coisas para fazer. (lembrei daquele comercial da neosaldina, hehehe)

O nosso cerébro precisa dessa zona de conforto para descansar e se não há surge a ansiedade.

Perde de status, privilégios, amizades, afetos, emprego, pode econômico, de concretizar interesses, de vaidade, são fatores que "ajudam" a desencadear a ansiedade e de tanta ansiedade, até algo novo, inesperado gera conflito.

A principal característica da ansiedade é se quer fazer algo, pensa rápido em como se livrar ou de como ser mais fácil fazer aquela coisa, geralmente de forma negativa. E assim vira um círculo vicioso. Imaginem a cena, quero comprar um carro, mas não guardei dinheiro, ganho pouco, não tirei a carteira ainda, portanto não vou conseguir comprar o meu carro, será mesmo que você não vai conseguir? ou você já está pensando em algo que nem deu o primeiro passo.

Mente acelerada, mente desequilibrada.

O pensamento tem um poder enorme sobre nossas ações se você realmente quer algo acredite, porque se você acreditar, você se empenha mais, corre mais atrás para que o seu desejo se realize.

Vamos mandar a ansiedade das contas, prazos, problemas tudo pra fora da sua mente e deixar só o que realmente importa?


fonte: we heart it, Ansiedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário