quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O seu copo está meio cheio ou meio vazio?



Otimismo X Pessimismo

Para a psicologia no geral uma pessoa não consegue viver totalmente otimismista e nem totalmente pessimista, em algum momento ela vai pensar diferente. O ideal seria o otimismo, mas otimismo demais pode fazer mal pelo exceso de confiança que a pessoa tem em si mesma. O pessimismo, imagine como é muito chato ficar do lado de uma pessoa que acha que TUDO vai dar errado.

Tenho um grande amigo que nasceu numa sexta-feira 13 de agosto, tem tudo pra dar errado pensa o pessimista, já o otimista leva como se fosse um dia normal para se nascer.

Enquanto o otimista consegue ver o lado bom das coisas até de situações ruins, já o pessimista não e até "prevê" tragédias para tudo.

O otimista não pode achar que tudo é um mar de rosas, que ele pode tudo, mas sim que se ele correr atrás, fazer as coisas ao invez de ficar parado as coisas acontecem.

O pessimista tem que parar de achar que o universo é contra ele, que tudo conspira contra ele, se ele quer um emprego melhor vá largar currículos, quer uma casa melhor economize dinheiro para isso, nada cai do céu.

Todos somos otimista e pessimista, mas pendemos para um lado, algumas pessoas tem mais pensamentos positivos e outras mais negativos.

Em vários casos o otimismo é gerado por religiões e/ou por livros de auto-ajuda

(Só um pequeno esclarecimento na minha posição de aluna de psicologia, eu particulamente leio livros de auto-ajuda, mas não pela psicologia por trás deles, mas sim porque alguns deles realmente me ajudam, mas não, livros de auto-ajuda não são livros psicológicos ou com relação psicológica.)

Bom, escrevi esse post porque quando chegou o mês de agosto, minha mãe já falou "chegou o mês do desgosto", e como ela pensa isso, geralmente muitas coisas ruins só acontecem em agosto, mas parei para pensar e para aquelas pessoas que o mês de agosto é o mais feliz do mundo? é o mesmo mês que tem esse nome por causa do imperador Augusto de Roma de sei lá que século, não muda em nada ele ser o mês dos desgoto para alguns ou não.

Acredito na força do pensamento, que se a pessoa REALMENTE quer ela consegue, se ela corre atrás do que quer ela consegue, agora se ela fica de braços cruzados esperando a sorte bater na porta, dai sim agosto é o mesmo do desgosto para essa pessoa, assim como o resto do ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário