segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Organize seu dinheiro

1. POUPE!

Nem que seja apenas 10% do seu salário, coloque numa poupança no banco, ou guarde, se você não consegue pense em algo que você queira e que precisa juntar dinheiro, seja um carro, uma casa ou até mesmo aquela bolsa linda, então poupe para poder comprar.


2. CANCELE CARTÕES DE CRÉDITOS

Até um tempo atrás eu era a louca do cartão de crédito, além dos mais comuns (Visa e Master), eu tinha ainda os das lojas o que me deixava sem controle nenhum sobre o meu dinheiro, eu só via o meu (pequeno, muito pequeno) salário ir para pagar as contas, não sobrava nada nem R$1 real! Até que tomei uma atitude, cancelei a maioria dos cartões de loja e deixei os mais comuns para o caso de uma emergência já que eles aceitam em vários lugares. PS.: Emergência não quer dizer aquela roupa, ou o sapato, ou a bolsa caso de emergência mesmo.


3. NÃO GASTE MAIS O QUE GANHA

Se tem uma coisa que eu detesto é quando uma amiga minha vem me falar que tá no SPC, e não tem dinheiro para pagar as dívidas, mas cada vez mais ela faz cartão de crédito e com limites maiores, mas o pior é que ela estora TODOS! e fica depois reclamando, mas vai toda semana no cabelereiro e sempre de roupa nova, me incomoda porque já falei para ela cancelar pelo menos alguns cartões, mas ela dá a desculpa de alguma emergência. Se por um acaso você é assim, cuidado a bola de neve só piora, no caso dessa minha amiga ela até faz acordo com as financeiras, mas ela não consegue sair do SPC de tanto que ela deve, tem coisa mais vergonhosa de chegar para comprar algo e a moça dizer "Fulana, a senhora não foi aprovada porque está no SPC" eu me enterro no primeiro buraco de vergonha. ( tá conheço gente que não tá nem aí para isso, mas fui criada de um jeito que dever para os outros é vergonha sim)




4. ORGANIZE AS SUAS CONTAS

Desde que ganhei o meu smartphone do meu namorado (obrigado amor!), ele vem com pacote office, o que para mim ajudou muito, porque eu tinha planilhas no computador mas eu só via quando chegava em casa e agora eu quero comprar alguma coisa eu vejo antes na planilha que está no meu celular, para ver se dá para comprar e até quanto posso gastar, assim fica melhor de visualizar e mais fácil de comprar somente o que pode.



5. VOCÊ REALMENTE PRECISA DISTO?

Pergunte 1,2,3,4,5 vezes antes de comprar por impulso, roupas o melhor a fazer é ir no provador, sapatos o mesmo prove anda pela loja antes de levar, pense antes de fazer dívidas



6. ESQUEÇA CONTAS PARCELADAS

Voltando para aquela minha amiga lá de cima, ela se endividou mesmo quando o pai dela morreu e ela teve de pagar o funeral e outras dívidas sozinha, o que ela não contava era com os juros abusivos, não que antes ela era organizada, que nada comprava e parcelava em 10x "sem juros" e assim ela ia só que o valor das parcelas somadas dava mais o que o salário que ela ganhava e quando o pai dela faleceu ela não pode pagar nada naquele mês, e assim a bola de neve estava formada.



7. NÃO DIGA QUE NÃO VAI CONSEGUIR

Organizar as finanças nem sempre é ruim, ajuda a ver onde o seu dinheiro estava indo, se era realmente necessário gastar tanto para se sentir bem, quando conseguir poupar e gastar menos vem o que eu chamo de manutenção, mantenha uma rotina diária de cuidar onde você gasta o seu dinheiro, e cuidado para não voltar a gastar tudo de novo quando estiver tudo ok novamente.


E aí vamos partir para a mudança?



Nenhum comentário:

Postar um comentário