quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Porque escolhi a psicologia?




Meu pai sempre me pediu para que eu fosse médica, me perdoeem médicos e futuros médicos, mas não suporto anatomia e afins, mas a área da saúde sempre me chamou a atenção, então pensei, pensei e resolvi a psicologia, no início tive medo de não gostar, mas depois de uma semestre não conseguia mais me ver em outro curso. Já pensei em cursar publicidade, design de interiores, moda, nutrição, física (sim eu gosto de física) e arqueologia, pensei em diversos cursos e fui para em um que eu escolhi quando estava na 5ª série.


A psicologia me fascina, conseguir ver o que o outro está pensando só pelo comportamento dele, ajudar as aflições que nem sempre ela tem para quem contar, ver que nem sempre os problemas impossivéis de se resolver tem sim solução.

Psicologia quer dizer estudo da mente, da psique. É a ciência que estuda os processos mentais. Uma das coisas qu eu mais gosto são as diversas áreas que psicologia pode atuar, não precisamos trabalhar somente na clínica ou hospitalar, estamos nos presídios, delegacias, colégios, empresas, e em até consultórios veterinários.


A psicánlise é uma das escolas da psicologia, criada por Freud (eu não gosto dele, então nem vou falar muito nele), outras escolas são o Behaviorismo ( ou comportamentalismo), Cognitivismo, Gestalt, Funcionalismo, Evolucionista, Positivista, e mais algumas, as mais usadas nos dias de hoje são o Comportamentalismo e Cognitivismo.



A psicologia me fascina pelas técnicas, pelos estudos, pelos testes que num mínimo teste se descobre onde está localizado o problema, o melhor mesmo são os testes de personalidade.

Pretendo ir para a área da neuropsicologia, é a neurologia e a psicologia trabalhando juntas, sim eu vou ver muitos cerébros humanos, e não eu não sinto nojo de cerébro, estuda por exemplo se eu tiver uma lesão no lobo frontal, qual limitação isso me traz, praticamente é na área da pesquisa e eu amo isso tudo.



Numa vez fui fazer uma observação (observação é você sair a campo, mas não pode em hipótese alguma falar, ou demonstrar sentimentos, o que foi bem difícil para mim), e as mulheres me contavam as suas histórias eu tinha vontade de coloca-lás no colo e dizer que ia ficar tudo bem era tão triste, mas eu vi o quanto elas são fortes e só precisam de alguém para dar um empurrãozinho para que elas façam acontecer.



Uma vez uma professora minha me falou "a psicologia não dá o peixe pronto, ela ensina a pescar, faz a pessoa pensar se aquele problema horroso é mesmo tão terrivél ou pode ser resolvido a partir de uma mudança de atitude."
E aí mais algum psicólogo, estudante de psicologia ou algum pretendente?


Fiz esse post por causa do dia do psicólogo que foi no sábado.

4 comentários:

  1. Sua faculdade de psicologia tinha muitas aulas de anatomia? Eu não gosto de ir ao laboratório, e na minhas têm demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não na minha só temos uma cadeira que é de fisiologia é o que chegamos mais perto da anatomia.

      Excluir
  2. Oi Maliete, descobri seu blog por acaso e gostei muito do post em que publicastes "Porque escolhi psicologia?". Bom eu li o artigo e me identifiquei em alguns aspectos descritos eu sou uma aluna do 3°ano do ensino médio e é bem desgastante estar no ultimo ano de escola sem saber exatamente o que concursar, eu gosto muito de ouvir, dar conselhos aos outros e me identifico em psicologia sempre achei uma área fascinante em desvendar no que o outro esta pensando só através de gestos físicos e comportamentais apresentados por ele/ela mas sou apaixonada por ciências sociais ai está o grande "aué" gosto muito dessas duas áreas, Qual dica você daria pra quem quer concursar "psicologia"? quais são os pontos positivos e negativos do curso? agradeceria muito se você me respondesse pois é muito importante para mim, agradeço dez de já.

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Eu também me interessei mto por essa area... É totalmente gratificante poder ajudar os outros, e como vc disse, as vzs precisamos apenas de um empurraozinho.

    ResponderExcluir