sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Comprar, Comprar

Uma psicóloga falou no site do jornal Zero Hora sobre o consumismo feminino na época de natal, resolvi trazer um pouco da reportagem e fazer alguns comentários (em itálico).

- Segundo pesquisa realizada pelo evento fashion Clothes Show Live, da Inglaterra, mais de 50% das mulheres gasta mais em compras para elas mesmas neste período do que para os familiares e amigos. Mas espera ai o natal não é uma época de se dar presentes para amigos e familiares?

- Essa mesma pesquisa aponta que 27% das mulheres compram roupas para passar uma boa imagem nas festas comemorativas das corporações. Tá até entendo.

- Analisando a época do ano de maior consumismo, a psicóloga de imagem afirma que a compra pessoal está intimamente ligada ao prazer, e a compra para terceiros ligada a sensação de proporcionar a satisfação alheia – fatos que vem ao encontro do Natal e a vibração que a data proporciona.

- — Compramos para nós mesmos buscando pertencer a um determinado grupo, pela expectativa de ficar bonita e fazer sucesso em uma festa, que inclusive é o “start” do impulso — pontua a psicóloga. — Quando presenteamos, muitas vezes não só estamos querendo agradar ao outro como também desejamos mostrar o que podemos proporcionar e o quanto podemos satisfazer a expectativa alheia, não deixa de ser uma forma de “narcisismo — finaliza a psicóloga. ALERTA VERMELHO, narcisismo demais faz mal

- Não existe mais a busca só pela funcionalidade de um produto, o consumidor hoje deseja ter as características da personalidade que estampa uma marca, por exemplo. Até mesmo o cheiro característico de uma loja é um estímulo muito bem trabalhado por quem se dedica ao marketing olfativo. Espertinhas essas lojas ein?! Por isto, longe de ser contra a moda ou o consumo, a psicóloga de imagem apenas pontua a necessidade de questionar o que é ou não necessário, o quanto eu posso dispor para presentes, e não se deixar levar pelo impulso do consumismo excessivo.

- Por este motivo, o conhecimento sobre todo tipo de comportamento tornou-se extremamente importante para o marketing das empresas. No Natal de 2011, uma marca brasileira departamental, em seu comercial, anuncia roupas femininas para pagamento em apenas 2012 — você compra agora e começa a pagar apenas no próximo ano. ACORDEM 2012 já é semana que vem ein?!

- No Natal, estamos mais emotivos. Isso é normal. O reflexo, para muitas mulheres, é nas compras e isso já não é mais segredo para as agências de publicidade. Verdade, Verdade



Não vim trazer um post dizendo NÃO COMPREM, mas maneirar é bom para começar o ano novo pensando em projetos novos não em contar a pagar que foram feitas em vezes de perder de vista.

Feliz Natal a todas, muita saúde, paz, felicidade, sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário