quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como lidar com a depressão de alguém próximo





Depressão é um dos meus assuntos favoritos por incrível que pareça de todas as patologias que existem e que a psicologia ajuda a depressão é a que mais me fascina.

Bom primeiramente Depressão é um distúrbio cerebral que faz com que os neurotransmissores não se comuniquem no cérebro como deveriam, o excesso de seratonina pode ser uma das causas, hereditariedade pode ser uma das causas também.

Agora antes de falar em como podemos ajudar uma pessoa depressiva, quero esclarecer alguns pontos que muita gente acha, leigos que desconhecem a importância que essa doença tem e que se não tratada adequadamente pode causar suicídio. 8 em cada 10 suicidas tinham depressão.

Muitas pessoas tem o preconceito de que a depressão é algo com que a pessoa escolhe, não, não é. Depressão como falei ali em cima é um alteração na química cerebral, que faz com que a pessoa deixe de ver graça na vida no geral, não querer mais fazer coisas que gostava, deixa de comer, tende a se excluir do convívio social. Não gosto de gente que acha que a pessoa está daquele jeito porque quer chamar a atenção.

Para se ter uma idéia pessoas com depressão deixam de sentir prazer em ver um filme, de sair,de fazer compras, de trabalhar, de estudar, o que melhor resume o que é depressão seria a pessoa perde a graça na vida

Mas e quando percebemos que um amigo ou parente não está bem e pode estar com depressão, o que nós podemos fazer?

Bom em primeiro lugar, Não diga que isso que a pessoa tem é frescura, o depressivo não escolhe estar na situação em que se encontra, muitas vezes tentam melhorar, melhoram por um ou dois dias e voltam a se sentirem mal.

O que ajuda também é demonstrar que você está do lado da pessoa, porque uma das primeiras coisas que ela vai fazer é se isolar socialmente , levar ela para passear, assistir algum filme com ela, fazer alguma programação cultural ajudam e talvez amenizem o estado depressivo, não por muito tempo, mas pode ajudar.

Um coisa que eu gostaria de avisar, DEPRESSÃO NÃO TEM CURA sem ajuda psicológica e psiquiátrica, e como quase todas as doenças quando descoberta no início é mais fácil e mais rápido a “cura”. Porque eu coloquei cura entre aspas, porque a depressão pode voltar sim depois de alguns anos, não que ela volte em todos os casos , mas pode acontecer.

Geralmente a depressão é tratada com terapia psicológica e psicofarmcos receitados por psiquiatras, os remédios tarja preta e a terapia pode durar 2 anos

Para que a pessoa se cure realmente da depressão é necessário que isso seja feito, não é possível curar a depressão sozinho ou sem acompanhamento médico. Se você conhece alguém que tem depressão ou está demonstrando sintomas, a aconselhe a ir num psiquiatra ou num psicólogo porque qualquer um dos dois irá indicar um consulta com o outro. No início a pessoa com depressão pode achar que o tratamento não está funcionando, mas como já disse depressão não se cura tão rápido assim, e você amigo ou parente deve incentivar o depressivo a continuar o tratamento.

Depressão é uma doença séria, respeitar o depressivo é um passo muito importante, porque acredite ou não concerteza todos os depressivos do mundo não queriam estar nessa situação.

Até a próxima, qualquer dúvida podem perguntar nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário