terça-feira, 3 de julho de 2012

Sobre Críticas e Alienação



Bom, algumas pessoas devem saber do bafafá que a blogueira “Shame” foi descoberta e que não era nada mais nada menos do que uma (ex?) blogueira de moda e beleza que resolveu da noite pro dia criticar outras blogueiras principalmente as do grupo F*hits.

Bom não vim falar do “escândalo” (?) que foi isso no twitter no último domingo, porque quando foi descoberta a identidade da Shame, todas aquelas que eram criticadas comemoraram e ficaram o dia inteiro lotando a minha timeline de inutilidades, dei unfollow em todas aquelas que falaram coisas idiotas sobre o assunto.

Não vou defender a Shame, até porque conheci o blog semana passada antes eu nem sabia que o blog existia, mas existem alguns pontos que eu gostaria de discutir.

Por exemplo o fato de a Shame criticar qualquer erro gramatical das blogueiras, quem nunca errou uma palavrinha que seja? O Brasil é enorme e existem tantos jeito de falar ninguém é professor de português ou anda com um dicionário de baixo do braço e outra quantas vezes o teclado não nos sacaneou?

Esse foi um exemplo de má critica da Shame, mas o que fez eu realmente fazer esse post foi sobre a promoção de produtos enrustidos no “dica de amiga” nos blogs.

Me senti lesada quando entrei no Shame e vi o que as blogueiras faziam e que eu nunca havia me dado conta. Existem pessoas dizendo que leitores irão perceber e irão ver, não nós não vamos ver e nem perceber. O que essas blogueiras fazem é o mesmo tipo de alienação que certas emissoras de TV fazem. Imagine o caso em 5 blogs que eu visito aparece que uma marca “x” é ótima para a pele e  andando na farmácia eu vejo o produto e logo lembro dos blogs o que você vai fazer? Vai comprar  ou vai pensar consciente e não levar? O mais provável que aconteça é que você compre para testar. Agora imagine que você faça isso com todas as publicidades enrustidas em “dicas de amiga” dos blogs? Você vai ter um bom prejuízo.

Não adianta virem me falar que para fazer isso só uma pessoa que não pense direito que não perceba, sim a maioria das mulheres não percebem imagine o produto aparece em todos os lados que ela vai, olha, escuta, é um tipo de alienação que entra no cérebro e faz com que a pessoa grave e queira tal produto, talvez ela até esqueça, mas quando ela ver o produto na prateleira da farmácia, do mercado, da loja onde que quer for, ela vai lembrar e vai ativar uma voz lá no fundo da alma que diz “esse produto apareceu em tantos blogs da internet ele deve ser realmente bom” e isso é o que geralmente acontece.

Não sei se vocês estão conseguindo entender o meu ponto de vista.

Não quero defender a Shame, porque assim como eu não gostaria de ser criticada cruelmente do jeito que as meninas foram eu não acho legal o que ela fez.

Depois de ler o Shame uma vez diversos blogs de moda saíram dos meus favoritos, e não saíram somente porque ela falou da alienação, mas saíram porque eram diversos blog completamente fora da minha realidade, e dos quais muitos eu nem visitava muito.

Tenho diversos blogs das F*hits aqui no blogroll do blog e gosto deles, alguns são fora da minha realidade? São, alguns até mais do que outros. Mas eu gosto de ver de me inspirar nos looks (outro caso me inspirar, não copiar e ter que comprar o vestido igual que custa uma fortuna).


Espero que a Shame se toque do que ela fez, e sei que pedir desculpas ela nunca vai fazer, mas assim como muitas pessoas espero que ela aprenda com o erro dela.

Agora tem duas blogueiras que falaram do assunto e não falaram que nem as blogueiras que eu dei unfollow, elas falaram e não criticaram e nem se “rebaixaram” ao nível da Shame, que são a Ana do Trendy Twins e a Joana e Carla do (F)utilidades, é sobre o mesmo assunto só que com pontos de vista diferentes, vale ler os comentários também.

Espero que tenham entendido o que eu quis expressar aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário