segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Enganos do consumismo



Você já deve ter reparado que algumas lojas tem cheiros, iluminação e até músicas diferentes não é mesmo? Isso tudo é para incentivar o consumo, por exemplo tem uma loja a Mandi&Co. ela tem um cheiro bem característico que eu não gosto e por isso nunca entrei na loja, já  as lojas Gang também tem um cheiro bem característico e eu amo e vivo comprando lá ultimamente.

Já reparou que shopping geralmente não tem janelas, alguns somente aquelas aberturas no teto central do shopping? é para que você não veja que "perdeu" o dia ali dentro.

Como psicóloga em formação é tudo curioso adoro ficar tetando adivinhar quais as técnicas de vendas ou psicologia de vendas daquela loja, tem uma C&A aqui em Porto Alegre que eu já sei quase todas tipo a música do final de semana abusado gruda na cabeça não é pois é isso é uma forma de incentivar consumo.

vamos a mais alguns exemplos?

Lojas de roupas: Vai dizer que vocês ficam satisfeitas de experimentarem roupas naqueles provadores mal iluminados? Bom eles são mal iluminados de propósito para que as "imperfeições" fiquem escondidas.

Preço com fonte pequena na etiqueta da a impressão que o preço é menor (acredite isso são coisas que o nosso cérebro associa em menos de 1 milésimo  de segundo)

Lojas grandes com escadas rolantes: Temos sempre que ir de um lado da loja pro outro completamente oposto para acha uma escada rolante não é? sim isso também e de propósito assim você acaba sempre vendo coisas a mais na loja.

Existe um ponto nesses incentivos de consumo que eu discordo que é se você experimenta a roupa a chance de você levar é muuuito grande, eu geralmente quando experimento na loja não levo pra casa não.

Outra coisa nunca gostei dessa história de preços a R$19,99 que terminem com R$0,99 sabe? para muitas pessoas o R$19,99 tá mais perto do R$10,00 do que do R$20,00, ledo engano.

Existem mais truques que se dá para perceber de loja em loja por exemplo as promoções nunca ficam na frente da loja sempre no fundo, para que você tenha que passar pelas outras coisas antes.

O caso é quando por causa desses "incentivos" acabamos gastando de mais e se arrependendo.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário