segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Psico: Transtornos de Humor

Quando eu comecei o blog a minha intenção era postar além de maquiagem, roupa e seriados sobre outra paixão que eu vou levar pro resto da minha vida, a psicologia, sabe a satisfação de ir em cada aula (tá tem umas que Deus me livre, mas nem tudo são flores e amores né?) e aprender cada dia mais um pouco desse grande amor? Desde que eu me conheço por gente quis ser psicóloga então, quando entrei na faculdade de fato fiquei com medo de não gostar de não ser o que eu queria, existem sim algumas cadeiras que não fazer o meu tipo, mas eu amo a psicologia e não troco por nenhum outro curso.

Bom depois dessa declaração de amor pela psico, vamos ao que interessa, hoje eu vim falar sobre os transtornos de humor, existem diversas variações e eu vou trazendo aos poucos tá?

Os transtornos de humor são:

Transtorno depressivo maior: quando se apresenta episódios depressivos, que são no mínimo duas semanas de humor deprimido ou perde de interesse.

Transtorno  distímico: semelhante ao Transtorno depressivo maior, só que o transtorno distímico é caracterizado por dois anos de humor deprimido e que não seja transtorno depressivo maior por causa de outros sintomas.

Transtorno Bipolar I: caracterizado por um ou mais episódios maniacos ou mistos, geralmente com um episódio depressivo maior.

Transtorno Bipolar II: sim existe dois tipos e esse se diferencia do outro porque nesse acontece ao contrário, mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio maníaco.

Transtorno Ciclotímico: é quando a pessoa passa pelo menos dois anos com vários períodos hipomaníacos que não são episódio maníaco e por vários períodos de sintomas depressivos que não são episódio depressivo maior.

Só para esclarecer, até o meu namorado me perguntou o que é a mania para nós psicólogos: é quando há desequilíbrio mental, e de comportamento no caso da Mania no transtorno bipolar é quando a pessoa está muuuuito eufórica se achando, de verdade, um super herói, por exemplo.

Sintomas comuns nos Transtornos de humor:

Episódio depressivo maior: humor deprimido maior parte do dia, quase todos os dias; diminuição de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte o dia quase todos os dias; perda ou ganho significativo de peso sem estar de dieta ou diminuição de apetite; insônia ou hipersonia; fadiga ou perda de energia quase todos os dias; sentimento de inutilidade ou culpa excessiva; capacidade diminuída de  pensar ou concentrar-se ou indecisão quase todos os dias; pensamentos de morte recorrente, ideia suicida ou tentativa suicida.

Episódio Maniaco: humor anormalmente elevado, expansivo ou irritável;auto-estima inflada ou grandiosidade; redução da necessidade de sono; fuga de ideais ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão correndo; fácil distração; aumento da atividade dirigida a objetivos ou agitação psicomotora; envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para consequências dolorosas, por exemplo surtos incontidos de compras (isso é um sério problema).

Eu só coloquei esses dois episódios porque são a base de todos os transtornos de humor, por exemplo o transtorno bipolar a pessoa tem todos esses sintomas acima; já uma pessoa depressiva tem só os sintomas do episódio depressivo maior e assim vai.

Acho que na próxima vou falar de transtornos de ansiedade.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário